Como a narrativa bíblica de Gênesis a Apocalipse pode oferecer uma compreensão mais profunda da sociedade moderna? De que maneira a “diagonalização” bíblica oferece soluções alternativas às polarizações culturais? Quais são as implicações da soberania de Deus na distribuição da misericórdia e compaixão para a justiça social hoje? Como a abordagem da Teoria Bíblica Crítica difere das teorias críticas seculares como a Teoria Crítica Racial e de Gênero?
Essas são algumas das questões que iremos tratar nesta entrevista com Christopher Watkin, autor do livro “Biblical Critical Theory”, onde propõe uma abordagem inovadora para entender a cultura contemporânea através da narrativa bíblica. Ele argumenta que a Bíblia não apenas oferece uma visão espiritual, mas também um profundo entendimento crítico das estruturas sociais, políticas e culturais. Watkin utiliza a história da criação, queda e redenção como lentes para analisar e criticar as suposições subjacentes da modernidade.
Christopher Watkin é doutor em filosofia francesa moderna pela Universidade de Cambridge. Após lecionar em Cambridge, ele se mudou para a Austrália e atualmente ensina na Universidade Monash, em Melbourne, onde mora com sua esposa Alison e seus dois filhos. É autor de vários livros, incluindo “Biblical Critical Theory: How the Bible’s Unfolding Story Makes Sense of Modern Life and Culture” (Zondervan, 2022) e “Difficult Atheism” (Edinburgh University Press, 2011). Suas palestras e recursos cristãos podem ser encontrados em thinkingthroughthebible.com, e seu identificador no X é @DrChrisWatkin.